ENSINO MÉDIO (1ª, 2ª e 3ª séries)

Fundamentos Norteadores do Ensino Médio Regular


A proposta para o Ensino Médio é desenvolver a criatividade dos alunos e a capacidade de enfrentar, com sucesso, situações novas, contribuindo para sua formação ética e cidadã, além de torná-los aptos a disputar vagas nas mais concorridas universidades. Para que o aluno esteja envolvido no processo é importante que ele também conheça a proposta pedagógica dos três anos do Ensino Médio sabendo-se que:
I – A METODOLOGIA PEDAGÓGICA DEVE SER INTEGRADA: Na elaboração do projeto pedagógico, os professores se reúnem por área para estabelecer relações entre as disciplinas, aproximar o ensino do cotidiano e associar as inovações tecnológicas ao conteúdo programático.

II – ATUALIZAÇÃO PERIÓDICA: O material utilizado é reformulado trienalmente. Os professores regularmente revisam e reelaboram textos e exercícios para mantê-los sempre atuais. III – AULA DADA, AULA ESTUDADA: Tudo gira em torno da aula. Em casa, os alunos estudam diariamente as aulas dadas ao fazer as tarefas. E o hábito de estudo é incorporado pelos estudantes de forma natural.
IV – ORGANIZAÇÃO DO MATERIAL: O programa é desenvolvido em 2 anos. O o 3ª Ano do Ensino Médio, funciona como cursinho semiextensivo, desenvolvendo as matérias no nível requerido pelos vestibulares, com base numa revisão de toda a matéria dada, pois o mercado de trabalho exige, cada vez mais, profissionais criativos e versáteis.
No final do ciclo do Ensino Médio, pretende-se que os alunos estejam aptos a organizar ideias, estabelecer relações, interpretar dados, elaborar hipóteses, exprimir-se com clareza e utilizar o conhecimento de modo a buscar o bem-estar pessoal e a contribuir para o bem-estar coletivo.
V – SISTEMA EXCLUSIVO DE AVALIAÇÃO: As avaliações bimestrais são feitas por meio de um sistema que permite a cada aluno verificar seu desempenho nas diversas disciplinas, comparando seu resultado com a média da série. É o Boletim de Avaliação, que indica com clareza os pontos fortes e fracos do estudante. Com esse sistema, tanto os pais como a escola podem analisar o rendimento do aluno e assim oferecer o apoio necessário para a superação das dificuldades.
VI – CALENDÁRIO: O programa desenvolvido nas aulas é norteado por um calendário, que organiza o trabalho do professor e dos alunos, garantindo o cumprimento de todo o conteúdo.


Objetivos Específicos do Ensino Médio Regular

* A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando prosseguimento dos estudos;
* A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar, com flexibilidade, às novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
* O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
* A compreensão dos fundamentos científicos - tecnológicos dos processos produtivos relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.
* Motivar o entendimento de que é somente pela educação que se faz inclusão.