




Ensino Fundamental
Os princípios norteadores da prática educativa do Ensino Fundamental estão
apoiados nos quatro pilares fundamentais da educação: aprender a conhecer,
aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser e no desenvolvimento de
habilidades e competências propostos na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
O nosso currículo, tanto nos anos iniciais quanto nos anos finais, prevê a
formação de habilidades propostas na BNCC
(Base Nacional Comum Curricular) e
focam no desenvolvimento integral dos estudantes, envolvendo aspectos cognitivos, sociais e pessoais. Em nossas práticas, visamos orientar o estímulo ao pensamento crítico por meio da construção e do fortalecimento da capacidade de fazer perguntas e de avaliar respostas, de argumentar, de interagir com diversas produções culturais, de fazer uso de tecnologias de informação e comunicação, possibilitando aos alunos ampliar sua compreensão de si mesmos, do mundo natural e social, das relações dos seres humanos entre si e com a natureza.
Todas as atividades elaboradas para estas etapas de escolarização possuem as seguintes características:
I – Programação precisa e coesa;
II – Criação de processos e estratégias eficientes, que possibilitem aprendizagens
específicas, visando às necessidades individuais do educando, bem como os
objetivos de aprendizagens de cada ano;
III – Abrangência na extensão dos conteúdos, sem negligenciar as principais
finalidades do Ensino Fundamental Regular, como o ensino de procedimentos e
atitudes, de competências e habilidades;
IV – Apresentação dos currículos em espiral, caracterizados pelo constante retorno
dos conteúdos, habilidades e competências em níveis progressivamente mais
complexos.
Objetivos Específicos do Ensino Fundamental
a) Despertar e desenvolver as habilidades e hábitos de estudos e pesquisa.
b) Desenvolver o pensamento crítico e científico.
c) Promover meios de desenvolver o autoconhecimento e habilidades
socioemocionais.
d) Estimular o desenvolvimento intelectual e a capacidade de argumentação.
e) Valorizar as diferentes maneiras de expressão cultural por meio da Arte, da
literatura e do estudo de campo.
f) Ampliar e desenvolver a cultura digital com responsabilidade e cidadania.