Ensino Fundamental

Os princípios norteadores da prática educativa do Ensino Fundamental estão apoiados nos quatro pilares fundamentais da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser e no desenvolvimento de habilidades e competências propostos na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
O nosso currículo, tanto nos anos iniciais quanto nos anos finais, prevê a formação de habilidades propostas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e focam no desenvolvimento integral dos estudantes, envolvendo aspectos cognitivos, sociais e pessoais. Em nossas práticas, visamos orientar o estímulo ao pensamento crítico por meio da construção e do fortalecimento da capacidade de fazer perguntas e de avaliar respostas, de argumentar, de interagir com diversas produções culturais, de fazer uso de tecnologias de informação e comunicação, possibilitando aos alunos ampliar sua compreensão de si mesmos, do mundo natural e social, das relações dos seres humanos entre si e com a natureza.

Todas as atividades elaboradas para estas etapas de escolarização possuem as seguintes características:

I – Programação precisa e coesa;
II – Criação de processos e estratégias eficientes, que possibilitem aprendizagens específicas, visando às necessidades individuais do educando, bem como os objetivos de aprendizagens de cada ano;
III – Abrangência na extensão dos conteúdos, sem negligenciar as principais finalidades do Ensino Fundamental Regular, como o ensino de procedimentos e atitudes, de competências e habilidades;
IV – Apresentação dos currículos em espiral, caracterizados pelo constante retorno dos conteúdos, habilidades e competências em níveis progressivamente mais complexos.

Objetivos Específicos do Ensino Fundamental

a) Despertar e desenvolver as habilidades e hábitos de estudos e pesquisa.
b) Desenvolver o pensamento crítico e científico.
c) Promover meios de desenvolver o autoconhecimento e habilidades socioemocionais.
d) Estimular o desenvolvimento intelectual e a capacidade de argumentação.
e) Valorizar as diferentes maneiras de expressão cultural por meio da Arte, da literatura e do estudo de campo.
f) Ampliar e desenvolver a cultura digital com responsabilidade e cidadania.