Educação Infantil

Conviver


Privilegiamos a interação das crianças com outras e com adultos, para ampliar seu conhecimento de si, do respeito às diferentes culturas e pessoas.

Explorar


Privilegiamos que a criança explore diferentes materiais para perceber sons, cores, formas, texturas, além de desenvolver suas expressões por meio de palavras, gestos e sentimentos.

Brincar


Valorizamos brincar o cotidiano de diversas formas com o objetivo de desenvolver a imaginação, criatividade, experiências corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais. A brincadeira é valorizada como importante ferramenta de aprendizagem.

Expressar


Prevemos, em nossa rotina, rodas de conversa que facilitam o diálogo, o levantamento de hipóteses e a expressão de descobertas e sentimentos. Nossos alunos são envolvidos em atividades que estimulam o desenvolvimento da sua expressão crítica e criativa na busca da resolução de problemas.

Participar


Envolvemos a criança em diferentes atividades com o objetivo de desenvolver sua independência. Os alunos participam ativamente da organização da rotina, cuidados dos seus pertences e espaços da escola.

Conhecer-se


É importante que na etapa da Educação Infantil a criança participe de atividades que tenham o objetivo de construir sua identidade pessoal, social e cultural. Nesse sentido, constantemente, desenvolvemos atividades com esse propósito.


A Educação Infantil está baseada em seis direitos de aprendizagens.


Observar, questionar, levantar hipóteses, concluir, assimilar valores e construir conhecimentos. Portanto, todas as atividades desenvolvidas nas etapas de Educação Infantil preveem intencionalidade educativa . A concepção da Educação Infantil, em nossa escola, estrutura-se na interação e na brincadeira, além de se organizar em cinco campos de experiências:

“o eu, o outro e nós”, “corpo, gestos e movimentos”, “traços, sons, cores e formas”, escuta, fala, pensamento e imaginação, “espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.